INA de setembro cai 2% ante agosto

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista caiu 2% em setembro ante agosto, sem ajuste sazonal, de acordo com a pesquisa "Levantamento de Conjuntura", divulgada hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Com ajuste sazonal, a queda no mesmo período foi de 1,2% e, na comparação de setembro deste ano com o mesmo mês do ano passado, a redução foi de 2,3%.

De janeiro a setembro de 2005, o INA foi positivo em 2 6%, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com as entidades representativas da indústria paulista, o nível de utilização da capacidade instalada atingiu 80,8% em setembro, uma queda, em comparação aos 83% constatados em agosto. Em setembro de 2004, este nível estava também em 83%.

Segundo a pesquisa, na relação de setembro ante agosto, o total de horas pagas diminuiu 1,2%; as horas trabalhadas na produção caíram 2,8%; as horas médias trabalhadas cederam 2,8%; o total de salários nominais subiu 0,6%; o total de salários reais teve leve alta de 0,2%; o salário real médio também teve a pequena elevação de 0,2%; o total de vendas nominais diminuiu 0 6% e o total de vendas reais caiu 0,8%.

Voltar ao topo