Ibope mostra Lula próximo de se eleger ainda no primeiro turno

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, subiu 2 pontos porcentuais e passou de 39% para 41%, segundo a última pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope, divulgada hoje no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão.

O concorrente do PSDB, José Serra, oscilou 1 ponto para baixo, de 19% para 18%. Como a margem de erro é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos, Serra está tecnicamente empatado com Anthony Garotinho (PSB) em segundo lugar.

O ex-governador do Rio, pela quarta rodada consecutiva, oscilou 1 ponto para cima, chegando a 15%. Ele ainda está tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PPS), que perdeu 2 pontos e caiu de 14% para 12%. Os votos em branco e nulos passaram de 5% para 4% e o índice de indecisos foi de 9% para 10%.

Com isso, Lula voltou a ter 48% dos votos válidos (soma de todos os votos, menos os em branco e nulos), o que significa que ele está a 2 pontos de se eleger ainda no primeiro turno. Para que não haja segundo turno, um candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um voto. Serra tem 21% dos votos válidos, Garotinho, 17%, e Ciro, 14%.

Segundo turno

Nas simulações feitas pelo Ibope para o segundo turno, Lula continua vencendo todos os adversários. Se a disputa fosse com Serra, o candidato petista venceria por 55% a 35%. Ele aumentou sua distância em relação ao tucano, já que no último levantamento o índice era de 51% a 37%.

Num confronto com Ciro, Lula se elegeria por 56% a 32% (na semana passada, a diferença seria de 52% a 34%). Se disputasse com Garotinho, o candidato petista ganharia por 55% a 34%.

Os resultados das simulações para o segundo turno da eleição reforçam a tendência de fragilidade nas campanhas de Serra e de Ciro. Também consolidam a indicação de crescimento do candidato petista, apontada no levantamento de primeiro turno.

Lula havia oscilado 2 pontos para baixo na pesquisa anterior do Ibope, que foi divulgada na sexta-feira. Ele tinha passado de 41% para 39%. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 19, coincidindo com o período em que Serra usou seus programas no horário eleitoral gratuito para fazer as críticas mais contundentes a Lula e ao PT.

Desgaste

De acordo com a analista de pesquisas eleitorais e consultora do Grupo Estado Fátima Pacheco Jordão, o levantamento anterior pode ter captado um desgaste do petista, mas não conseguiu mostrar os efeitos da resposta que o PT deu às críticas em seu programa do dia 19.

Já esta última pesquisa, prossegue Fátima, foi realizada num período em que o tucano abrandou os ataques a Lula, mas foi alvo de todos os seus adversários. Serra aparecia estável numericamente nas três últimas rodadas, com índice de 19%.

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, foi realizada entre os dias 21 e 24. Foram ouvidos 3 mil eleitores em 203 municípios de todo o País.

Voltar ao topo