Iapar promove Mostra de Inverno do Arenito Caiuá

Agricultores, alunos do Colégio Agrícola de Umuarama, secretários municipais de agricultura e técnicos de cooperativas participaram da 6ª Mostra de Inverno Arenito Caiuá promovida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Prefeitura Municipal de Umuarama. O evento reuniu mais de 400 pessoas na área de pesquisa do Instituto em Umuarama, onde os participantes conheceram experimentos de cereais de inverno, trigo e triticale, plantas que podem produzir biodiesel, como nabo forrageiro, canola e linhaça, e também fruticultura.

Outra área bastante visitada foram os caprinos levados pela Unidade Regional de Pesquisa de Pato Branco do Iapar. A pesquisadora Ana Paula Roque explicou aos participantes quais as vantagens da criação de caprinos e porque a atividade é uma boa alternativa para o pequeno produtor.

O Secretário estadual da Agricultura, Newton Pohl Ribas, participou da abertura do evento e visitou os estandes do Instituto. Na abertura, o secretário afirmou que a prioridade da Secretaria sempre foi o pequeno produtor e destacou os investimentos que estão sendo feitos em estradas e no desenvolvimento de tecnologia para a agropecuária paranaense. Entre eles, Ribas salientou as pesquisas em pecuária de leite e biodiesel, que estão sendo conduzidas pelo Iapar e pelas universidades estaduais.

O diretor-financeiro e administrativo e presidente em exercício do Iapar, Altair Dorigo, também esteve presente na Mostra de Inverno. Dorigo lembrou as variedades que o Instituto criou para a região do arenito caiuá, como o café IPR 103, que é resistente à seca e adaptado para o solo da região Noroeste do Paraná, e a fruticultura. O presidente em exercício também falou sobre o processo de regionalização da pesquisa que o Instituto vem fazendo.

Fórum

Durante a Mostra de Inverno Arenito Caiuá também foi realizado o Fórum Regional de Desenvolvimento. O pesquisador do Iapar Dimas Soares fez palestra sobre a importância da mobilização dos agentes locais na promoção do desenvolvimento para secretários de agricultura e técnicos de cooperativas. Soares destacou principalmente o trabalho da Rede de Referências para a Agricultura Familiar, que vem sendo desenvolvido em parceria entre o Instituto e Emater visando disponibilizar informações e propor métodos para o treinamento de pequenos agricultores em administração rural, ofertar tecnologia e atividades que aumentem a eficiência dos sistemas e realizar testes e validação de tecnologias.

Voltar ao topo