IAP monitora vazamento de óleo em afluente do Rio Belém

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão trabalhando em conjunto com a Delegacia do Meio Ambiente e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, nesta sexta-feira (04), para identificar a origem de um vazamento de óleo que atingiu o Canal Pinheiro, no bairro Vila Fany, na Região Sul da cidade. O canal é um dos afluentes do Rio Belém, que deságua no Rio Iguaçu. Ainda não se sabe o volume de óleo que atingiu o canal. Em princípio, a contaminação dos rios Belém e Iguaçu está descartada, pois a Defesa Civil instalou barreiras de contenção antes do encontro do Canal Pinheiro com o Rio Belém.

Equipes formadas por fiscais e engenheiros químicos do IAP e da Secretaria Municipal estão vistoriando empresas e construções instaladas às margens do canal para localizar a fonte de emissão. Técnicos do órgão estadual também fizeram coleta de amostras da água atingida pelo óleo, que foram encaminhadas para análise no laboratório do IAP em Curitiba. O resultado deve sair em 15 dias e irá colaborar com as vistorias para identificação da origem do vazamento. O laudo da análise também irá constatar se houve dano à flora e fauna local e, caso se confirme o dano, o auto de infração será lavrado pelo IAP.

Em março deste ano, uma denúncia de lançamento irregular de óleo no Canal Pinheiro levou a equipe do IAP a vistoriar a região em busca da origem do vazamento ? que não foi identificada na ocasião. Segundo o coordenador de Acidentes Ambientais do IAP, Cláudio Oliveira, o vazamento de março ocorreu após um dia de chuva, como a última quinta-feira (03). ?Estaremos em alerta para que, na próxima chuva, possamos vistoriar a região e localizar a origem do vazamento?, disse. Ele solicitou a população que, caso perceba alterações no canal, denuncie ao Força Verde pelo telefone 0800 643 0304 ou contate o Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Voltar ao topo