IAP apreende três embarcações irregulares no Litoral Norte

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apreendeu na última terça-feira, três barcos irregulares que estavam pescando camarão sem portar a documentação profissional individual e a licença da embarcação para a prática de pesca do camarão exigida. As embarcações foram encontradas por quatro fiscais do Instituto, próximo a Barra de Ararapira, no litoral norte do Estado.

Uma das embarcações, pertencente a pescadores de Itajaí, foi apreendida com 30 quilos de camarão e multada em R$ 800. Os outros dois barcos, um de Guaratuba e o outro de Paranaguá, foram autuados em R$ 2 mil cada um. O camarão apreendido foi doado para a creche Irmã Marta e asilos de Paranaguá.

As operações de fiscalização da costa paranaense vêm sendo realizadas semanalmente, após a compra de duas novas embarcações para fiscalização em baías e em alto-mar.

Segundo o chefe do escritório regional do IAP em Paranaguá, Sebastião Carvalho, essa é a quarta vez que o instituto multa embarcações devido a falta de documentação. “Os pescadores estão mal acostumados a não portar a documentação profissional de pesca quando saem em alto-mar. Acredito que só com as autuações é que eles irão se conscientizar da importância de estar com os documentos em dia e a bordo”, afirmou. O IAP está promovendo reuniões para orientar os pescadores, através das Associações, sobre documentação e o que a legislação permite.

No inicio do mês de outubro, técnicos do IAP estiveram no Encontro Estadual dos Pescadores do Paraná, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social para falar sobre a importância de se estar com a documentação em dia . “Além dos pescadores do Paraná, estamos tentando orientar pescadores de outros estados”, disse Sebastião. Segundo ele, o Paraná é um dos Estados que mais se preocupa com a fiscalização de embarcações e pesca predatória .

De acordo com Carvalho, a fiscalização em baías também está acontecendo com freqüência com objetivo de coibir a pesca com rede, proibida pela legislação ambiental.

Voltar ao topo