Governo lança em Paranavaí Programa Paraná Homem

O secretário da Saúde Cláudio Xavier lançou nesta sexta-feira (30) em Paranavaí o Programa Paraná Homem, que dará atenção específica para saúde da população masculina. O programa, idealizado para cuidar da saúde do homem de maneira especial, segue a linha de atenção para todas as faixas da Secretaria da Saúde, que já tem programas específicos para idosos, crianças, portadores de deficiência e para as mulheres, com o Ser Mulher. ?Esta é mais uma ação na qual o Paraná sai na frente?, afirmou Xavier.

A assinatura do convênio para implantação do programa, que atenderá inicialmente a região de Paranavaí como projeto piloto, ocorreu com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região. Além dos atendimentos a doenças que afligem especificamente os homens, atendimentos multi-disciplinares estão programados, com a ação de psicólogos e assistente sociais.

Diogo Mendes, do Programa de Alta Complexidade do Ministério da Saúde, afirmou que o projeto será acompanhado de perto e pode se tornar referência para todo o país. ?Somos pioneiros nesta área e verificamos a importância de um programa como esse no Estado?, lembrou Xavier. Atenderá os mais de 250 mil habitantes da regional com 28 municípios.

O coordenador do Projeto Paraná Homem, médico urologista Manoel Guimarães, ressaltou que neste programa o Estado pela primeira vez passará a oferecer na Região de Paranavaí o medicamento Doxazosina, para tratamento de hiperplasia (tumor benigno) na próstata. ?É a primeira vez que um Estado faz isso no Brasil?, afirmou.

Com o atendimento integral delineado pelo programa, espera-se dar suporte à saúde desde doenças com a próstata, DST/AIDS e enfermidades cardiovasculares até problemas que envolvam a parte social, como o alcoolismo.

O prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, elogiou a iniciativa do governo do Estado. ?É importante receber um programa como este. Mostra a preocupação direta do Governo do Estado com a saúde e é também uma conquista dos homens, que terão atenção mais direcionada?, avaliou. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Álvaro de Freitas Neto, concordou com Yamakawa. ?Será ainda um mecanismo de prevenção?, disse.

O vice-presidente da Sociedade Paranaense de Urologia, Horácio Moreira, acredita que esta ação preenche uma lacuna que existia na saúde pública. ?Conhecemos programas semelhantes para a mulher, o homem acabava ficando em segundo plano. Não conheço projeto semelhante no Brasil?, analisa. Ele ainda acrescentou que o homem necessita de atenção, pois está sujeito a doenças como o câncer de próstata, que necessita de grandes cuidados. ?É muito importante um programa como esse e espero que ele se estenda?, avaliou Moreira.

Ao todo o projeto engloba 11 áreas com problemas e enfermidades que atingem o homem: Câncer da Próstata, DST/AIDS, Aumento da Próstata, Disfunção Erétil, Doenças Cardiovasculares, Alcoolismo, Varicocele, Hipertensão Arterial, Câncer do Testículo, Diabetes e Fimoses.

UTI

Durante a solenidade de lançamento do Programa Paraná Homem, o secretário Cláudio Xavier anunciou que a partir de maio passam a funcionar em Paranavaí seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. ?O Estado está fazendo a sua parte e agora Paranavaí não terá que enviar esses pequenos pacientes para outros municípios?, disse Xavier.

A Secretaria da Saúde vai garantir o funcionamento das UTIs até que elas sejam credenciadas pelo Ministério da Saúde. Além dos mais de R$ 100 mil em equipamentos que já foram repassados para a Santa Casa, cerca de R$ 36 mil por mês serão investidos no funcionamento da unidade até o credenciamento ser efetivado.

O prefeito Maurício Yamakawa disse que a decisão é muito positiva e vai diminuir índices de mortalidade. Ele ainda lembrou da importância da ação, que evitará deslocamento dos bebês que necessitam deste tipo de atendimento. ?Enviávamos para outros centros esses pacientes. A partir de agora diminuirá a dificuldade das famílias, além, é claro, de salvar vidas?, disse.

A iniciativa de garantir o funcionamento dos leitos de UTI Neo-natal em Paranavaí é mais uma ação do Governo do Estado para reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no Paraná. O mutirão teve início com a convocação feita pelo secretário Cláudio Xavier, no início de abril, para todos os gestores de saúde municipais e também para a sociedade.

Voltar ao topo