Governo define parceria com associações de moradores

O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, recebeu nesta segunda-feira (04) no Palácio Iguaçu cerca de 50 representantes de associações de moradores e clubes de mães de Curitiba e Região Metropolitana. O grupo estava acompanhando o presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), Valdemir Dias, e do vice-presidente da entidade Nilson Pereira. A Femoclam representa 1.400 associações da capital e região. O assessor especial do governador, Carlos Lima, também participou do encontro.

No encontro, ficou acertada uma parceria entre a entidade e o governo do Estado, através da Casa Civil, para intermediar e explicar às associações os projetos e ações do governo estadual. A Femoclam entregou ainda a Caíto Quintana algumas reivindicações emergenciais para a região do Rio Bonito e Tatuquara, onde habitam 6.400 famílias.

?Estamos em busca de um entrosamento maior e melhor entre o governo e a Femoclam. As associações estão vivas e esta reunião mostra que a comunidade tem lideranças que estão interessadas na população. O Estado tem políticas com ações voltadas à população mais carente.?, afirmou o chefe da Casa Civil.

Para o governo, disse Caíto, é importante este contato, pois ajuda a trabalhar ainda mais pela inclusão social, lembrando que as associações são um forte instrumento na colaboração com o governo, para que o Estado possa estar por dentro dos problemas da comunidade e ajudar a solucioná-los. ?Temos de levar o governo a quem precisa. E podemos fazer isso fortalecendo as relações entre o poder público e as entidades.?

Segurança

Segundo Valdemir Dias, uma das reivindicações é instalar um módulo policial no Rio Bonito e Tatuquara. ?Viemos pedir a ajuda do governo. Já há um terreno para isso.? O chefe da Casa Civil vai levar, nesta quarta-feira (06) este pedido ao governador Roberto Requião e vai ainda encaminhar a solicitação de uma entrega de ambulância para a região e, junto à Secretaria de Relações com a Comunidade, a execução do ?Paraná em Ação?, programa que leva ações do governo às comunidades, como a regularização de documentos aos que não têm oportunidade.

?Em 12 anos de Femoclam, esta é a primeira vez que somos recebidos no Palácio Iguaçu. O Requião sempre esteve ao lado das associações e vai continuar olhando com carinho por toda a comunidade carente. Temos certeza de que conseguiremos melhorias para os nossos bairros?, disse o vice-presidente da Femoclam.

De acordo com Caíto Quintana, devido às diferenças de cultura e de contextos sociais, as associações precisam de ações diferenciadas e esta aproximação é fundamental. ?Nas cidades maiores, as ações se tornam maiores e as diferenças entre os moradores são enormes. Por isso, é bom o trabalho junto ao Estado e à prefeitura, pois há projetos de competência de cada um desses poderes.?

O chefe da Casa Civil explicou que esta parceria vai contribuir, por exemplo, para o cadastramento de pessoas em programas como o Luz Fraterna, a Tarifa Social da Água e o Leite das Crianças. ?As associações vão nos repassar as dificuldades, os problemas, para que possamos resolver, estando assim, mais aprofundado quanto às necessidades. ?O Projeto Povo, por exemplo, é um trabalho que queremos avançar muito. Além de levar segurança aos bairros, põe a polícia mais próxima da população, como parceiros.?

Voltar ao topo