Geraldo Alckmin acusa PT de contrariar lei eleitoral

Brasília – O pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, acusou hoje o PT de contrariar a lei eleitoral ao veicular propaganda no horário gratuito no rádio e na TV em que faz comparações do governo Lula com o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "A campanha nem começou, e já estamos vendo um mau início do PT e do Lula", afirmou.

Ele citou, ainda, o jornal da CUT, com circulação de mais de 1 milhão de exemplares, distribuído na semana passada, que continha apenas ataques ao PSDB. "Isso tudo é pré-campanha. Nós vamos respeitar a lei. O que não for cumprido, vamos ao Judiciário", disse o ex-governador, em entrevista na sede do PSDB em Brasília.

Contestação

O secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), Francisco Campos, afirmou hoje que a legenda não está contrariando a legislação eleitoral ao veicular propaganda (no horário gratuito no rádio e na TV) com as ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não existe, de nossa parte, nenhum caráter de antecipação eleitoral com essas inserções. Estamos apenas divulgando as realizações sociais do governo Lula, que são maiores do que tudo que já foi realizado nas administrações de FHC na presidência e de Geraldo Alckmin no governo de São Paulo."

Na avaliação de Campos, se os tucanos estão fazendo essa avaliação – a de que o PT está fazendo campanha antes do prazo permitido pela legislação eleitoral – "é sinal de que estão totalmente incomodados". E continua: "A atitude do PSDB (em entrar com representação contra a propaganda veiculada pelo PT) é de desespero, porque ao comparar o governo Lula com o de FHC e o de Alckmin, a população pode perceber que fizemos muito mais pelo social."

Para Campos, nessa fase de pré-campanha, "os tucanos estão com medo de que a população tenha conhecimento de que Lula governa para os pobres e os outros governam para os ricos." O secretário de Comunicação do PT contestou também as declarações do coordenador da campanha tucana à Presidência, senador Sérgio Guerra (PE), de que o PT distorceu os dados apresentados nessa propaganda ao comparar os governos de Lula com os de FHC e de Alckmin. "São números públicos, não há o que contestar, é só checar, não tem nenhum conteúdo falso."

Ao falar da comparação de dados da gestão Lula com a de FHC, Francisco Campos criticou: "O FHC fez um dos piores governos que o Brasil já teve e a tentativa dos tucanos em suspender as inserções (no rádio e na TV) que mostram as realizações do governo Lula mostra o desespero deles." O secretário de Comunicação do PT acredita, ainda, que será muito difícil para os tucanos desvincular o pré-candidato da legenda à Presidência nessas eleições, Geraldo Alckmin, da administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nas próximas inserções no rádio e na TV, o PT vai mostrar, segundo Campos, o crescimento das exportações e o programa de agricultura familiar da gestão petista.

Voltar ao topo