Garantia da terra é tema dos índios no Fórum Social Mundial

A garantia da terra e seu uso sustentável será a pauta prioritária de discussão dos povos indígenas no 5º Fórum Social Mundial, de acordo com o coordenador geral da Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Kléber Gesteira. "O que compromete a cultura de uma população é o fato de ela não ter qualidade de vida. À medida que os índios conseguirem um território com um mínimo de autonomia, a população cresce e a cultura é fortalecida", afirmou.

Os indígenas deverão levar propostas para a preservação da biodiversidade, a saúde e a educação das etnias. O coordenador disse que a educação dos indígenas não acontece de maneira uniforme nos estados brasileiros. "Há estados que aplicam as políticas de forma positiva, fornecem equipamentos às escolas, os professores são da própria etnia. Mas em outros pontos do território a oferta de educação ainda é precária", explicou. Ele afirmou também que o principal desafio do Ministério da Educação com relação à educação indígena é a formação de professores "que conheçam as tradições culturais, a língua, e que tenham maior capacidade de socializar e educar crianças".

O encontro, que acontecerá em Porto Alegre de 26 a 31 de janeiro, contará com a presença de mais de 400 indígenas da América Latina e do Brasil, segundo os organizadores. Lideranças, representantes de organizações de mulheres indígenas e agentes que trabalham com saúde e educação participarão dos debates. "Esperamos que haja uma reunião para a definição de alguns acordos e resoluções", declarou Kléber Gesteira.

Voltar ao topo