Furlan critica proposta de aumento de contribuição previdenciária

Brasília – A proposta apresentada ontem pelo ministro da Previdência Social, Amir Lando, de aumentar a contribuição previdenciária para cobrir a dívida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com aposentados e pensionistas recebeu hoje mais uma crítica dentro do próprio governo. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirmou que “todo aumento de impostos não é uma boa idéia”.

Furlan enfatizou, porém, que a proposta é apenas uma idéia, e não uma medida já definida pelo governo. “O que eu ouvi é que isso é uma idéia, um balão de ensaio. Não há nada definitivo”, ressaltou o ministro.

Pela sugestão de Amir Lando, o dinheiro arrecadado com a contribuição temporária do sistema previdenciário – cerca de R$ 12 bilhões – seria utilizado para corrigir em até 39% os valores das aposentadorias concedidas entre fevereiro de 1994 e março de 1997. A alíquota maior valeria por cinco anos, prazo em que o Ministério da Previdência calcula conseguir quitar a dívida com os aposentados e pensionistas.

Voltar ao topo