Frente contra voto secreto realiza protesto no plenário

Os deputados que compõem a Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto realizam hoje, às 15 horas, ato político contra a corrupção, no plenário da Câmara. Antes, reúnem-se para cobrar dos líderes partidários a desobstrução da pauta da Câmara e a votação, no dia 5 de setembro, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o voto secreto no Parlamento.

A Frente espera que o voto aberto já seja utilizado na votação, em plenário, dos processo por quebra de decoro parlamentar contra os deputados citados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas.

Segundo o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que faz parte da frente, os manifestantes também vão pedir que os processos de cassação de 15 deputados sejam votados pela Câmara no próximo esforço concentrado, em setembro. Gabeira avalia que há provas irrefutáveis contra esses parlamentares.

Transparência

Outro integrante da frente, o deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP) observa que a Câmara deve ser transparente em tudo o que faz, evitando "conchavos e o corporativismo que imperam por décadas" no Congresso. "Precisamos ser éticos, mostrando ao povo que não temos nada para esconder e punindo aqueles que se corromperam com a política", afirma.

Voltar ao topo