Frei Betto diz que dirigentes petistas desmoralizaram a esquerda brasileira

A direita brasileira não conseguiu em décadas o que um pequeno núcleo de dirigentes petistas conseguiu em poucos anos: desmoralizar a esquerda. A constatação é do escritor Frei Betto, que participou, nesta quarta-feira, da 11ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.

Convidado para participar do palco de debates "A sublimação do homem pela estética e espiritualidade", ele disse, em entrevista coletiva, que não pretendia falar sobre política, mas não evitou comentar sobre sua decepção com o sistema político.

"Depois de trabalhar junto aos movimentos populares para construir uma nova proposta para o País, um pequeno grupo de dirigentes vem, atola pé e alma na corrupção, comprometendo todo um projeto", afirmou Frei Betto.

"Lamentavelmente a miséria continua e nós não somos mais indignados porque nossa sensibilidade é endurecida pela convivência cotidiana com este fenômeno." Ele ofereceu dois motivos para explicar seu desligamento do governo Lula. Um foi a tentativa de recuperar a liberdade intelectual, e segundo, por não concordar com a política econômica. "Tudo o que estamos acompanhando pela televisão é uma surpresa também para mim. Se tivesse percebido teria saído antes do governo", garantiu.

Voltar ao topo