Franceses querem cooperação cultural com o Museu Oscar Niemeyer

Em visita oficial ao Paraná, a comitiva francesa, comandada pelo presidente regional de Rhône-Alpes, Jean Jack Queyranne, foi recebida nesta terça-feira pela presidente do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Requião, que apresentou o Museu aos visitantes. Queyranne, que ocupa cargo equivalente ao de governador de Estado, ficou impressionado com a beleza arquitetônica do prédio e manifestou o interesse de iniciar um trabalho de cooperação cultural entre museus franceses e o Museu Oscar Niemeyer.

?Fiquei impressionado com o número de exposições apresentadas, 11 mostras, de grande qualidade. Isso é uma coisa excepcional para o Paraná. No ano da França no Brasil, em 2008, vamos trabalhar com os museus franceses para que sejam feitas co-produções com museus brasileiros e o Museu Oscar Niemeyer estará entre eles?, disse Queyranne. Uma das propostas é trazer a exposição de negativos dos irmãos Lumiére. ?São os primeiros fotógrafos do mundo. Foram eles que inventaram o cinema, a partir da fotografia?, afirmou.

Orgulhosa da boa impressão dos visitantes, Maristela Requião lembrou que essa proposta de cooperação cultural vem sendo trabalhada desde o ano passado, quando visitou museus franceses em Lyon. ?Recebemos a oferta de fazer uma parceria com o Museu Nacional de Lyon, que é o segundo maior da França depois do Louvre. No ano passado, iniciamos a conversação com o Instituto Lumiére para trazer os cromos coloridos e agora, com essa visita, confirma-se a proposta dessa parceria cultural. Com certeza vamos trabalhar com Lyon?, disse Maristela Requião.

Voltar ao topo