Fortes propõe CPI de liberação de verbas a ONGs

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) anunciou, em discurso da tribuna, que vai colher assinaturas para criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a apurar a liberação de recursos públicos para ONGs (Organizações Não-Governamentais) durante o governo Lula. De acordo com o senador, uma ONG chamada Unitrabalho, que tem entre seus colaboradores Jorge Lorenzetti – um dos envolvidos no escândalo de compra de dossiê contra candidatos tucanos -, recebeu R$ 18 milhões do governo Lula neste ano. Desse total, segundo Fortes, quase R$ 5 milhões foram repassados na semana passada.

"Por mais que o PT não queira a apuração desses fatos, não podemos nos omitir", afirmou o senador. "O uso de recursos públicos pelas ONGs me parece ser o maior de todos os crimes deste governo", disse. Ele acrescentou que o governo Lula repassou à Unitrabalho, em pouco mais de três anos, 20 vezes mais recursos públicos do que o governo Fernando Henrique em sete anos. A CPI proposta por Fortes iniciaria os trabalhos depois das eleições.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), reagiu à proposta do senador do PFL afirmando que a idéia não se justifica, já que segundo ela, cabe às instituições competentes, como a Polícia Federal, investigar todos os fatos. "Neste momento, é importante respeitar as investigações da Polícia Federal. Depois das eleições, vamos ver como é que ficam as apurações que estão em andamento", disse ela.

Voltar ao topo