Forte crescimento econômico foi ratificado pelo PIB do 3º trimestre

A Ata da última reunião do Copom destaca também que o forte crescimento econômico destacado nos documentos divulgados pelo Copom ao longo do ano foi ratificado pelo resultado do PIB do terceiro trimestre. O PIB cresceu 5,3% no acumulado nos três primeiros trimestres do ano em relação ao mesmo período do ano anterior e 1% do segundo para o terceiro trimestre na série dessazonalizada.

A ata ressalta que o crescimento econômico ao longo do ano, passa a ser sustentado crescentemente pela demanda doméstica. De acordo com o texto, "na variação dessazonalizada em relação ao trimestre imediatamente anterior, o consumo das famílias cresceu em ritmo igual ou superior ao crescimento do PIB tanto no segundo quanto no terceiro trimestre de 2004".

Além disso, "pelo quarto trimestre consecutivo, o crescimento da formação bruta de capital fixo tem se verificado a taxas superiores ao crescimento do PIB". Os diretores do BC lembram que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,3% no acumulado nos três primeiros trimestres do ano em relação ao mesmo período do ano anterior e 1% do segundo para o terceiro trimestre na série dessazonalizada, sendo a ind ústria – mais sensível ao ciclo econômico – o setor que mais cresceu segundo ambos os critérios.

A própria revisão do crescimento do PIB de 2003, de -0 2% para 0,5%, mostraria o vigor da economia, ao mostrar que "ao longo de 2004, o produto tem crescido sobre uma base maior do que a anteriormente estimada". Os diretores do BC lembram ainda que após a divulgação dos dados pelo IBGE, a mediana das expectativas do mercado para o crescimento do PIB em 2004 foi ajustada para cima, passando de 4,60% na semana anterior à reunião de novembro do Copom para 5,08%.

Voltar ao topo