Força PR realiza mega ato de combate à fome no Dia do Trabalho

A Força Sindical do Paraná realiza no próximo domingo (1º/05), no Dia do Trabalho, um mega ato de combate à fome. Trata-se do Primeiro de Maio Solidário. Realizado desde 2002, o evento já viabilizou a arrecadação e doação de mais de 100 toneladas de alimentos para entidades filantrópicas e pessoas carentes. Cada dois quilos de alimentos doados valem um cupom para concorrer a um apartamento no valor de R$ 35 mil, dois carros, dez motocicletas e outros prêmios. A troca poderá ser feita das 10h as 15h, nos locais dos eventos. Eles ocorrem em São José dos Pinhais (evento principal), Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Matinhos e Guaraqueçaba. A iniciativa é aberta a todos os cidadãos.

Além de concorrer a prêmios, os participantes poderão participar de jogos, brincadeiras e campeonatos. Também serão realizados shows artísticos e musicais. Os eventos também contam com serviços de cidadania. Em São José dos Pinhais, por exemplo, o participante poderá providenciar a sua carteira de trabalho. Também haverá uma campanha de combate ao trabalho infantil, realizada pelo Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (Iddeha), em apresentações de participantes do movimento hip hop. Em Campo Largo, haverá um posto de atendimento do Sine (Agência do Trabalhador) e outro do Procon/PR.

Sindicalismo cidadão

O Primeiro de Maio Solidário se enquadra no conceito de sindicalismo cidadão, implantado no Estado pela Força Sindical do Paraná a partir de 1997. "Seguindo esta linha, ampliamos nossa atuação na sociedade e voltamos nossas força para outras questões, além da relação capital / trabalho", afirma o presidente da central, Sérgio Butka.

A Força Sindical do Paraná reúne cerca de 100 sindicatos filiados, que representam aproximadamente um milhão de trabalhadores paranaenses. A central atua em áreas diversas como a formação profissional, direitos humanos, cidadania, defesa dos trabalhadores aposentados e outras lutas sociais. Além disso, também defende o interesse dos trabalhadores em diversos conselhos – deliberativos e consultivos – de âmbito municipal, estadual e federal. 

Voltar ao topo