Fogaça diz que Fórum Social Mundial é o símbolo da nova humanidade

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PPS), afirmou hoje que o Fórum Social Mundial, que ocorre na capital gaúcha entre os dias 26 e 31 de janeiro, é o "símbolo da nova humanidade". Fogaça foi recebido pelo Conselho Internacional, instância formada por 129 entidades e principal representação do fórum.

"Nós achamos que no mundo que vem aí, o mais importante é garantir o direito de se expressar. Concordando ou não concordando com as conclusões do fórum, divergindo ou não, o importante é que neste mundo diverso, neste mundo plural, seja assegurado o direito de essas vozes e esse pensamento se expressar", disse o prefeito, à saída do evento."

O prefeito pediu aos conselheiros que avaliem a possibilidade de manter o evento em Porto Alegre. "A gente não pode alterar aquilo que é da natureza do fórum. Ele é mundial e muitas vezes itinerante. Esteve na Índia e já está destinado a ir para a África", afirmou. Para ele, Porto Alegre deve ser mantida como a grande referência, a origem. "E que nesses intervalos ele sempre seja realizado na nossa cidade", disse.

Esta é a primeira vez que o Fórum Social Mundial se realiza na capital gaúcha, após a derrota do Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o município por 16 anos.

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, não participou do encontro com os membros do Conselho Internacional. Ele enviou como representante o secretário de Coordenação e Planejamento, João Carlos Brum Torres. Segundo o porta-voz do governador, ele deve participar da coletiva de abertura do Fórum Social Mundial, prevista para o dia 26.

Voltar ao topo