Fifa suspende o Irã das competições internacionais

O Comitê de Urgência da Fifa, presidido pelo suíço Joseph Blatter, decidiu hoje suspender a Federação Iraniana (IRIFF) de todas as competições internacionais por causa da intervenção do governo na administração do futebol.

"Eles não estavam de acordo com nosso regulamento, que prevê a independência de todas as federações, uma vez que o futebol não deve ser utilizado para fins políticos", explicou Blatter. "Por causa disso, também aprovamos um plano para criar um comitê que terá como meta normalizar a situação do Irã.

Desta forma, a Fifa criará um novo estatuto para a IRIFF e convocará eleições (que serão supervisionadas pela Confederação Asiática de Futebol) para eleger um novo presidente.

O Irã tinha recebido um prazo até o dia 15 de novembro para cumprir o estatuto da Fifa e confirmar Mohammed Dadgan como presidente, uma vez que ele havia sido eleito através de votação. No entanto, o governo interferiu e Dadgan não pôde assumir o cargo.

Apesar da punição, a vaga para a Copa da Ásia de 2007, conquista no último dia 15 deste mês, foi confirmada pela entidade. No entanto, os iranianos terão de ajustar o estatuto para poder participar da competição.

Voltar ao topo