Fiep traz embaixador para falar sobre globalização e blocos econômicos

O embaixador Rubens Barbosa é o convidado desta semana do Programa Líderes Empresariais na Política, realizado pelo Sistema Fiep através da Universidade da Indústria (Unindus). Entre os temas que ele vai expor para os empresários paranaenses estão o comportamento exportador do Brasil frente aos principais mercados internacionais e os impactos da globalização nas negociações comerciais.

A palestra será nesta terça-feira (04), às 18h30, no Cietep, em Curitiba. O diplomata vai abordar temas como ?O avanço do processo de globalização e as alternativas Brasileiras? e questões como: ?A China e Índia são parceiras ou são adversárias??, ?A Alca está morta ou apenas inerte??, ?Que esperar da Europa e do Japão?, ?E o Mercosul??. O embaixador defende como medidas emergenciais a aplicação da lei única de comércio exterior para reduzir o custo Brasil e a modernização da administração aduaneira com sua separação da Receita Federal.

Com experiências vividas em importantes mercados compradores de produtos brasileiros, como os Estados Unidos e a Inglaterra, Barbosa aponta dois fatores para a queda no ritmo de crescimento das exportações brasileiras: a política cambial brasileira e o começo da redução da atividade econômica mundial. O embaixador defende uma atitude mais agressiva do exportador brasileiro nos mercados mais dinâmicos e entende que são necessárias respostas rápidas e eficientes aos desafios do mundo globalizado, por causa das restrições feitas aos produtos de países em desenvolvimento. Por isso, afirma que deve haver coordenação estreita entre o governo e setor privado para a definição de estratégias para as negociações comerciais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e dos principais blocos econômicos.

Barbosa foi chefe de várias missões econômicas e comerciais do Brasil em negociações na Europa Ocidental, Ásia, Europa e América do Norte, e atualmente é presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da empresa Rubens Barbosa & Associados.

Voltar ao topo