FHC diz que Lula ficou arrogante e sem ideologia

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) classificou nesta segunda-feira (30) o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de arrogante. "O presidente Lula tem uma história que eu respeito, que vem de nordestino, migrante e trabalhador. E, de repente, ficou arrogante", destacou, em almoço-palestra com executivos do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na capital paulista.

Ainda nas críticas a Lula, FHC ironizou: "O presidente Lula tem uma vantagem, ele não tem ideologia." E destacou não acreditar em muitas mudanças no governo petista neste segundo mandato, porque o adversário não tem muitas alternativas. Disse também que é necessário Lula voltar a ter respeitabilidade, "que ficou abalada pelos escândalos próximos ao presidente". "Governar não é só ter voto, é também é ter respeito", emendou.

Ao falar das perspectivas para o segundo mandato do presidente Lula, FHC disse que espera que ele seja melhor e mais decente. "Precisamos acabar com a sensação de que a corrupção é normal. Isso não pode. Não podemos ter ministro acusado de quadrilheiro.

Apesar das críticas, o ex-presidente destacou que Lula é simpático, mas precisa parar de dizer que fez tudo no Brasil. "Tire o dedo do dique, fique mais calmo. Goze um pouco mais desta sua simpatia." Mesmo com as ironias, FHC afirmou esperar um segundo mandato de Lula muito melhor do que primeiro. "Sou brasileiro e não torço contra.

Em contrapartida, o ex-presidente disse que o segundo mandato é sempre mais difícil. E voltou às críticas: "O País vai continuar enfiando a cabeça na areia nas negociações com a Bolívia? Estamos apostando em quê?", questionou, emendando: "Não sabemos ainda se somos carne de vaca ou de peixe.

Voltar ao topo