FGV projeta expansão de 128% no número de postos para gás natural veicular

Rio de Janeiro – Estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, prevê crescimento de 140% para o setor de gás natural no período entre 2004 e 2010, com vendas totais passando de 4,3 milhões para 10,3 milhões de metros cúbicos/dia. E de 128% para o número de postos, que nesta terça-feira (5) está em 1,3 mil e deverá superar 2,17 mil.

Durante seminário promovido nesta terça-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o consultor Sérgio Gustavo da Costa, do Ibre, informou que no período compreendido entre o quarto trimestre de 2001 e o primeiro de 2004, o desenvolvimento do setor de GNV no Brasil pode ser medido pelo crescimento de 290% para o número de postos, 215% para o de conversões e 140% para o consumo.

No mesmo período, o número de veículos convertidos aumentou 152% no Brasil, enquanto na Argentina foram 70%; no Paquistão, 138%; e na Índia, 788%. A utilização do GNV nesses países, segundo o consultor, ?certamente demonstra a importância desse combustível sob o ponto de vista social, também?.

Para Sérgio Gustavo da Costa, "o crescimento do mercado de GNV é tipicamente um crescimento do investimento". Ele avaliou que existe no Brasil um círculo virtuoso envolvendo confiança, investimento e crescimento do mercado, que precisa ser preservado. E também defendeu a manutenção das regras do jogo, a fim de estimular os investimentos no setor e aumentar sua participação na matriz energética brasileira.

Voltar ao topo