Festa do pêssego em Irati começa no dia 30

A Festa do Pêssego de Irati deste ano será realizada nos dias 30 de novembro, 1.º e 2 de dezembro no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha. A promoção, tradicional no calendário oficial de eventos da cidade, ganhou nesta edição o subtítulo ?Delícias do centenário? em alusão aos 100 anos do município comemorados em 2007, e por reunir também a Festa do Borrego no Rolete, prato típico local, e a Feira Regional de Sabores, com degustação e comercialização de pratos com acentuada referência étnica e produtos artesanais.

Também, simultaneamente à Festa do Pêssego, transcorre o Salão de Negócios, que conta com a participação de vários segmentos do setor da indústria e comércio da região de Irati, em uma estrutura de estandes especiais, localizados no interior do Pavilhão João Wasilewski, destinada a mostras de produtos e/ou equipamentos, além de proporcionar a realização de negócios.

Pêssego chega a 220 toneladas

A safra de pêssego deste ano é considerada a melhor dos últimos anos. Aproximadamente 220 toneladas do fruto serão produzidas nos quase 23 hectares de pomares, no período normal do fruto que, em suas variedades, vai de 20 de outubro a 15 de janeiro.

Este ano a produção foi beneficiada pela não ocorrência de fatores climáticos prejudiciais como a geada atípica que quebrou a safra 2006 e pela assistência técnica prestada aos fruticultores através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Dos 25 fruticultores do município, 21 recebem acompanhamento técnico especializado da Prefeitura.

Em 2005, ano em que ocorreu a última edição da festa, foram produzidas 150 toneladas do fruto. No ano passado, não houve a Festa do Pêssego em função da ausência de produção.

O engenheiro agrônomo Antonio Sidnei Martins, responsável pela área de fruticultura no município, estima que, do total do pêssego produzido este ano em Irati, entre 12 a 15 toneladas serão destinadas exclusivamente à festa, especialmente as variedades chimarrita, ouro e marli, específicas para consumo in natura, e jubileu e esmeralda, que são de dupla finalidade, isto é, podem ser também processadas em compotas, doces, e outros subprodutos.

Doze fruticultores já confirmaram participação no evento e serão instalados em estandes externos no Parque Aquático, adaptados para degustação e venda do fruto. Neles também haverão produtos derivados do pêssego como sucos, doces e outras frutas da época, como ameixa. O quilo do pêssego será comercializado a preços convidativos, com algumas opções de tamanho (bitola). Os fruticultores que quiserem maiores detalhes podem ligar para o telefone 3907-3156.

Festa do borrego

Este ano, 80 borregos serão preparados para a 17ª Festa do Borrego no Rolete e servidos aos apreciadores durante a Festa do Pêssego.

Para maior comodidade, o restaurante do borrego este ano será instalado no ginásio de esportes do Parque Aquático, comportando cozinha e praça de alimentação, valendo-se da estrutura de sanitários que já existe no local e de melhorias que estão sendo providenciadas especialmente para a festa.

Atrações de sábado, dia 1.º

No sábado, dia 1.º de dezembro, às 15h, apresenta-se a dupla Adriel e Axel; às 15h30, Magal e Ada; às 16h20, Sandro Marcos e Marcelo; 17h, Black e Lucélia; 18h, Chocolat com Pimenta e às 19h, Falaseryo. Encerrando a programação de sábado, a banda iratiense Rádio Radar, que está lançando seu primeiro CD e foi uma das 14 classificadas no Festival Rock Pop do Grupo Paulo Pimentel entre 351 participantes de todo o Paraná.

Domingo, dia 2, a seqüência de shows tem início às 15h com a banda Vox Rock; às 16h, Dr. Watts; 17h30, Nova Hera; 19h, The Opens; 19h30, Play Music e às 20h10, Gatroth. Encerrando a grade de shows e fechando a 29.ª Festa do Pêssego, show com o grupo fandangueiro iratiense Swing Gaúcho.

Voltar ao topo