Feira de Serviços vai até domingo em Guaratuba

A Feira de Serviços, instalada em Guaratuba desde o início de janeiro, será encerrada neste domingo (11) e vem registrando grande número de pessoas. A feira, coordenada pela secretaria Especial de Relações com a Comunidade, faz parte da Operação Viva o Verão e permanece aberta das 14h às 22h. Atividades culturais, entretenimento, oficinas de artesanato e culinária, dicas de aproveitamentos de alimentos são alguns dos serviços que podem ser desfrutados por veranistas e moradores.

O estande do Instituto de Identificação é um dos mais requisitados. Diariamente, centenas de pessoas buscam informações sobre a emissão de carteiras de identidade ou retirada da segunda via do documento. Durante as tardes, o movimento é intenso e as atendentes não param um minuto. Já foram emitidas 320 carteiras de identidade, quando a média mensal na cidade de Guaratuba gira em torno de 20 documentos. ?Isso demonstra a importância desse trabalho. Resumimos, numa temporada de verão, apenas um trabalho que, se fosse calculado pela média, daria em torno de três anos?, afirmou Marcírio Machado Sobrinho, um dos coordenadores da feira.

Na quinta-feira (8), na fila que se formou para o atendimento, duas adolescentes não viam a hora de deixar as impressões digitais no papel, assinar o nome e sair dali devidamente identificadas. Acompanhadas da mãe, a diarista Dorotéia de Oliveira Henrique, Andressa, 13 anos, e a irmã, Vanessa, 11, traziam nas mãos as fotografias exigidas para confecção da carteira e não se importaram em sujar os dedos com a tinta especial que o procedimento exige. ?Não tem problema e é necessário passar por isso?, disse Vanessa, que, em seguida, passou uma pasta nos dedos e viu a tinta sair com um papel toalha. ?Com a identidade fica mais fácil do que ficar levando outros documentos na hora de sair de casa?, explicou a mãe das garotas.

Um dos motivos que estão levando moradores de Guaratuba e veranistas a optar por fazer o documento na Feira de Serviço e não na delegacia da cidade, como ocorre normalmente, é a rapidez na entrega da carteira após a confecção. Conforme as atendentes do Instituto de Identificação, são 15 dias de espera, quando da maneira convencional o prazo é de cerca de 30 dias. Tânia Mara Carneiro contou que já tinha o documento, mas alterou o nome com o casamento, em 1993, e queria uma identidade nova. ?Aproveitei para fazer a da minha filha e indiquei para outras pessoas que conheço?, disse Tânia.

Voltar ao topo