Falta investimento em infra-estrutura, alerta Bird

 O economista-chefe do Banco Mundial (Bird, na sigla em inglês), François Bourguignon, disse hoje (13) que o Brasil precisa ampliar os investimentos em infra-estrutura para acelerar o crescimento. Segundo ele, o País precisa encontrar "espaço fiscal" para isso. O economista também afirmou que maior abertura comercial favorece o crescimento dos países, mas reconheceu que o Brasil está em meio a negociações internacionais e comentou que o Banco Mundial está do lado dos emergentes.

"É absolutamente urgente criar as condições para que o crescimento se acelere no Brasil", comentou o economista. Nesse sentido, ele defende uma reestruturação dos gastos públicos e políticas macroeconômicas que aumentem a eficiência da aplicação dos gastos e maior liberação de recursos para investimentos.

Um dos principais motivos do baixo crescimento foi o fato de o País "não ter investido muito" em infra-estrutura. A breve análise foi feita por Bourguignon depois de participar, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Rio, de debate sobre desigualdade social.

Ele concordou que o Brasil não tem crescido, nas últimas duas décadas, à mesma velocidade que outros países. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 2,3%, abaixo da média da América Latina – e acima apenas do Haiti -, com base nos dados da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Voltar ao topo