Falha mecânica causou problema no Fokker da TAM

O pouso de emergência que o Fokker 100 da TAM teve de fazer ontem (21) no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi provocado por uma falha mecânica. Segundo a Infraero, uma mangueira do sistema de freios hidráulicos da aeronave se rompeu, provocando a volta do avião para a pista logo após a decolagem, por volta de 17h30. O avião seguia para São Paulo e levava 103 passageiros.

O pouso do vôo 3805 foi feito com o auxílio dos freios de apenas uma das rodas com os freios aerodinâmicos – os chamados reversos segundo a Infraero. Testemunhas que estavam no aeroporto disseram ter visto fumaça na turbina esquerda do avião após a decolagem. "Dava para perceber nitidamente que havia fumaça quando o avião partia para a decolagem", disse o advogado Manoel Teixeira, que havia embarcado uma amiga em outro vôo da Gol.

Com o susto, alguns passageiros acabaram desistindo de embarcar, segundo informações de funcionários da empresa TAM, enquanto outros foram reacomodados em outros. O Corpo de Bombeiros, que foi acionado para rebocar o avião, informou que houve vazamento de óleo hidráulico. Após a lavagem da pista, o avião decolou com uma hora de atraso.

Voltar ao topo