Faculdades estaduais apresentam plano de reestruturação

A comissão que estuda a reestruturação das doze faculdades estaduais entregou nesta segunda-feira ao secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, documento propondo ações em comum com o objetivo de alcançar maior qualidade acadêmica e racionalização de recursos.

Segundo um dos membros da comissão que estuda as mudanças nas faculdades estaduais, professor Jaime Brito, da Fundinopi/Jacarezinho, a nova estrutura prevê três níveis: estratégico, tático e operacional.
De acordo com a proposta, as faculdades estaduais passariam a ter um órgão superior, um conselho de ensino, pesquisa e extensão, uma diretoria e quatro coordenadorias, sendo duas voltadas à vida administrativa e financeira das instituições e duas à vida acadêmica.

O documento é resultado de mais de quatro meses de discussões e de análises entre a Secretaria e diretores das faculdades, que vieram a Curitiba para tratar de assuntos comuns como capacitação docente programa que permite aos professores realizar cursos de mestrado e doutorado nas próprias universidades estaduais e também em instituições federais de ensino.

"Vamos avançar mais ainda nesta questão em 2005", disse o secretário Rizzi, que já apresentou à bancada federal, em Brasília, emendas ao orçamento da União para o ensino superior e a pesquisa científica tecnológica no valor de R$ 60 milhões. As emendas ainda devem ter o parecer final do relator, senador Homero Jucá. "Mas outras fontes de financiamento também serão estudadas", informou ainda. 

Voltar ao topo