EUA abrem inscrições para programa de intercâmbio Jovens Embaixadores

A Embaixada dos Estados Unidos abriu hoje as inscrições para a terceira versão do programa de intercâmbio educacional Jovens Embaixadores, que selecionará 25 alunos, de 15 a 18 anos, do ensino médio da rede pública para uma viagem de duas semanas. Em janeiro de 2006, os estudantes vão conhecer Washington, se encontrar com autoridades americanas e viver na casa de famílias voluntárias do programa.

Os jovens precisam ter fluência em inglês e espírito de liderança. Os interessados devem passar por exames escritos e uma entrevista, onde serão avaliados o engajamento social e a flexibilidade em adaptar-se a culturas diferentes. Só podem participar do projeto estudantes que nunca viajaram para o exterior. Mais informações podem ser obtidas no site da embaixada (www.embaixada-americana.org.br).

Ao retornarem ao País, os estudantes selecionados costumam ser chamados para estagiar em empresas que ajudam o projeto, como a Petrobrás. "Essa iniciativa pretende premiar os bons exemplos do ensino", afirmou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich. "Ao participarem do programa, os estudantes ampliam os horizontes e a auto-estima e conhecem pessoas de cultura diferente."

A estudante Mayara Priscila Silva, de Olinda, Pernambuco foi uma das selecionadas no ano passado. "Não é possível expressar em palavras o que vivemos lá", disse. "Cheguei a pensar que a experiência pudesse ser aterrorizante, mas foi inesquecível", completou. Ela esteve nos Estados Unidos em janeiro último, período de muito frio. Os organizadores do programa deram a Mayara e aos demais selecionados US$ 150 para comprarem agasalhos. Todas as despesas da viagem foram pagas pelo projeto.

Os estudantes conheceram figuras como o ex-secretário de Estado Colin Powell e visitaram pontos turísticos da capital americana.

Voltar ao topo