Enem x Enade: Você sabe a diferença entre os exames?

Em novembro de 2011 foi aplicada a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os formandos de diversos cursos. Os resultados saíram e estão dando o que falar, com muitas universidades justificando ou rebatendo os maus resultados, o MEC (Ministério da Educação) anunciando possíveis cortes de vagas.

Mas você que ainda vai prestar vestibular sabe a diferença entre o Enem e o Enade?

Enem é um exame optativo, uma prova de autoavaliação que o estudante realiza sobre os conteúdos do ensino médio e que colabora com a criação de referências para o aperfeiçoamento dos currículos de ensino. Hoje tem sido usado também como método de seleção de estudantes para o ensino superior ou bônus em vestibulares tradicionais.

Já o Enade mede a qualidade do ensino superior oferecido. A cada três anos os cursos são avaliados, alternando as áreas do conhecimento humanas, exatas, agrárias e saúde . Os resultados do exame são considerados na composição de índices de qualidade de cursos e instituições, como o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos (IGC).

A participação no Enade é obrigatória e avalia os estudantes que estão se formando com relação aos conteúdos dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. A universidade é responsável pelas inscrições e quem não fizer pode ter problemas na hora de pedir seu histórico e o diploma de graduação!

O exame em 2011 avaliou mais de 2000 instituições de ensino superior e mais de um terço delas apresentou índices 1 e 2, considerados insatisfatórios (a escala vai até 5). A maior parte é privada – apenas 43 com índice ruim são públicas. Entre os cursos avaliados estão arquitetura e urbanismo, engenharia, química, educação física, ciências sociais e música.

O MEC anunciou o corte de 50 mil vagas de cursos das áreas de Ciências Médicas, Administração e Ciências Contábeis. Cursos de Medicina terão 446 vagas cortadas. Mais de 300 instituições serão supervisionadas porque tiveram, nos últimos três anos, conceitos ruins como um todo.

Por isso, é bom dar uma olhada nos índices antes de escolher em qual instituição você fará o vestibular. Para ver os relatórios do Enade acesse o link.

Bons estudos!

Sabrina Simons Ribeiro para o Aprova Concursos