Empresas em Ponta Grossa são multadas por crime ambiental

O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Ponta Grossa aplicou multa no valor de R$ 3 milhões para a empresa Bunge Alimentos, na última semana, por depósito irregular de cinza de caldeira em terreno a céu aberto.

A Comércio e Indústria Brasileira (Coinbra) também foi multada no mesmo valor por lançar resíduos industriais sem tratamento no Rio Cará-Cará. O valor das multas foi definido de acordo com as estimativas para o custo de recuperação dos danos ambientais causados. ?No caso da Bunge, o material estava a céu aberto, o que pode provocar sua dispersão à comunidade. Já o lançamento irregular de resíduos pela Coinbra no Rio Cará-Cará provocou o aterramento e destruição de área de preservação permanente, causando o assoreamento do rio?, explicou a chefe do escritório regional, Elma Romanó. As empresas também tiveram suas atividades embargadas, sob pena de multa diária.

As empresas foram autuadas de acordo com o Decreto Federal nº3.179/99 que dispõe sobre poluição que possa causar danos à saúde humana ou à fauna. ?Apesar de possuir o licenciamento necessário, as empresas estavam atuando em desacordo com as exigências feitas pelo IAP quando autorizou a operação?, afirmou a chefe do escritório regional. Segundo ela, a operação irregular caracteriza uma infração administrativa ambiental, pois viola regras jurídicas de proteção e recuperação ambiental.

?Outras empresas foram notificadas e aguardam o resultado de análises laboratoriais?, acrescentou Elma. Os responsáveis devem comparecer ao Escritório Regional de Ponta Grossa nesta quarta-feira (05) para prestarem esclarecimentos.

O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental mantêm fiscalização no Distrito Industrial de Ponta Grossa. As autuações foram emitidas durante uma fiscalização que reuniu mais de 40 pessoas, entre técnicos do IAP e da Polícia Ambiental – Força Verde, e teve como objetivo investigar denúncias sobre destinação e lançamento irregular de resíduos industriais na região, reforçados pela falta de chuva e tempo seco.

Voltar ao topo