Vendas no comércio varejista do País caíram 1,92% em abril

O volume de vendas do comércio varejista encolheu 1,92% em abril e acumula retração de 1,06% no quadrimestre, comparado ao ano passado. O principal responsável pelo desempenho negativo foi o segmento de hipermercados, supermercados, alimento, bebidas e fumo (-6,29%), que, sozinho, responde por um terço do faturamento do setor.

Não fosse o avanço nas vendas de móveis e eletrodomésticos (8,54%) e dos combustíveis (4,61%), a queda teria sido ainda maior. Além disso, o segmento automotivo, que não entra no indicador geral, recuou 12,15% no mesmo mês.

Os dados foram divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, a queda das vendas nos supermercados em abril refletiu o deslocamento da Semana Santa, que tradicionalmente é em abril, mas este ano caiu em março. Assim, o mesmo efeito calendário que fez as vendas do setor crescerem 3,34% em março provocou o recuo de abril. Em março, o indicador geral havia subido 0,27%, ajudado justamente pelos supermercados e pelos combustíveis.

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