Vendas do varejo caem 0,38% em agosto ante julho, diz pesquisa

As vendas do comércio varejista caíram 0 38% em agosto ante julho, segundo divulgou hoje o IBGE. O resultado ficou dentro das expectativas colhidas pelo AE-Projeções (-1,50% e -0,30%) e ligeiramente abaixo da mediana (-0,40%). Na comparação com agosto do ano passado, houve aumento de 6,47% nas vendas, na 21ª expansão consecutiva nessa base de comparação. O resultado também ficou dentro das previsões (+4% e +7%), mas acima da mediana (+5,3%). A queda registrada na ponta foi a primeira verificada na comparação com mês anterior dos últimos seis meses.

O técnico do IBGE Reinaldo Pereira disse que o recuo pode estar relacionado a uma acomodação do crédito. Ante mês anterior, entre as atividades pesquisadas pelo IBGE nessa base de comparação, houve queda em tecidos, vestuário e calçados (-2 37%), enquanto o melhor desempenho foi registrado em veículos e motos (1,82%).

Pereira disse que o aumento na comparação com agosto do ano passado ocorreu sob impacto ainda do crédito – mesmo que tenha ocorrido uma acomodação nessa influência ante mês anterior – e recuperação do poder de compra dos consumidores com redução de preço de alimentos e queda da inflação. O crescimento ante agosto do ano passado foi puxado, mais uma vez, por móveis e eletrodomésticos (16,61%). No ano, as vendas acumulam alta de 4 86% e de 6,3% em 12 meses.

Voltar ao topo