Vendas do comércio cresceram 8,31% no Estado

As vendas do comércio varejista do Paraná cresceram 8,31% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período do ano passado. A região de Londrina foi a que registrou melhor desempenho, com crescimento de 13,05%, seguida por Maringá (9,01%), região oeste (8,31%) e Região Metropolitana de Curitiba (6,38%). Os dados fazem parte da pesquisa conjuntural realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR).

Conforme a pesquisa, os ramos do varejo com maior crescimento de vendas no ano utilizaram a estratégia dos financiamentos – procedimento que compromete parcela da renda do consumidor por um prazo maior. Entre os setores que mais venderam, destaque para ?concessionárias de veículos?, por conta do adicional de crédito, extensão nos prazos e menores juros; ?materiais de construção?, estimulado pelos recursos adicionais do governo para construções novas, nas diferentes faixas de renda, inclusive as pequenas obras; ?autopeças e acessórios?, devido ao aquecimento em todo o setor automotivo; ?móveis, decorações e utilidades domésticas?, por conta dos preços competitivos, aliado à melhoria da renda real e às promoções, e ?lojas de departamentos?, incentivado pela combinação de boas condições de financiamento, diversidade de bens e melhoria na renda real.

Para a Fecomércio-PR, os indicadores conjunturais atuais apontam para crescimento do comércio no segundo semestre. Os fatores que estimulam este desempenho são, no curto prazo, a valorização cambial do real diante do dólar, que beneficia o comércio, incentiva importação de bens de consumo e contém os preços; mercado internacional favorável e em aquecimento; continuidade da queda dos juros; estabilização de preços; crescimento dos financiamentos habitacionais; mais crédito nas vendas a prazo.

Junho

Em junho, na comparação com igual mês do ano passado, as vendas cresceram 4,76% em Curitiba e região metropolitana; 8,42% em Londrina; 9,53% em Maringá e 15,85% na região oeste, que abrange Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Já na comparação com maio, houve queda nas vendas em todas as regiões pesquisadas: de 9,21%, em Curitiba e região metropolitana; 7,03% em Londrina; 1,22% em Maringá e de 3,27% na região oeste.

Voltar ao topo