Vendas de veículos cresceram 15,4%

As vendas de automóveis e comerciais leves fecharam novembro com 150.795 unidades, superando em 15,4% o volume de outubro. Em comparação com novembro de 2004, o número de autos comercializados subiu 15,6%. No acumulado do ano até novembro, foram vendidos 1.445.259 automóveis e comerciais leves, um aumento de 10,2% frente a igual período do ano anterior.

Os dados foram divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com base no número de emplacamentos de veículos novos nacionais e importados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O desempenho de novembro ficou acima das previsões da consultoria MB Associados, que estimava vendas de 136.211 automóveis e comerciais leves no mês (alta de 4% ante outubro).

De acordo com a Fenabrave, as vendas de caminhões em novembro foram de 6.160 unidades, com alta de 6,4% sobre outubro. Em relação a novembro de 2004, houve queda de 12,3%. No acumulado do ano, as vendas de caminhões somam 72.224 veículos, com queda de 2,9% sobre o mesmo período no ano passado.

Ranking

A Fiat manteve a liderança das vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil no acumulado do ano até novembro, com 25,11% de participação. A GM ficou na segunda colocação, com 22,48%. A Volkswagen manteve o terceiro lugar, com 21,44%. A Ford veio em seguida, com 12,10%, segundo a Fenabrave.

Na faixa dos 3% de mercado a briga foi muito acirrada, com ligeira vantagem para a Toyota, que tornou-se a quinta maior vendedora de automóveis do País, com 3,71% de market-share. A Honda teve 3,56%, seguida por Peugeot (3,30%). A Renault, que ocupava no ano passado a quinta posição em vendas de autos, caiu para oitava, com 3,01%. No mercado de caminhões, a Mercedes-Benz (marca da DaimlerChrysler) foi líder até novembro, com 30,52% de participação de mercado, ultrapassando a Volkswagen (29,12%). 

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