Facilidades

Vendas de seminovos devem crescer 7,5%

As facilidades de pagamento têm permitido a um número cada vez maior de pessoas a aquisição de um automóvel novo. Essa realidade, no entanto, não representa risco para o mercado de seminovos.

No que diz respeito aos números de vendas, o segmento deve fechar 2010 com um crescimento da ordem de 7,5% no Paraná, de acordo com o acompanhamento da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar).

Segundo a entidade, o percentual é bem semelhante ao verificado nas vendas de carros novos e identifica à relação harmônica existente entre os dois segmentos. “As vendas de carros zero quilômetro e seminovos são complementares e voltadas a interesses bem distintos. Quem busca um seminovo procura duas coisas: não sofrer a defasagem de preço observada com os carros novos nos primeiros dois anos e garantir um carro completo, com diversos opcionais que, geralmente, aumentam muito o preço final de um veículo zero quilômetro”, informa o diretor da Assovepar e Coordenador da Câmara Setorial de Veículos da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gilberto Deggerone.

De acordo com Deggerone, 2010 foi um bom ano, mas as perspectivas para 2011 são ainda melhores. “Estamos em franca recuperação após a crise e a expectativa para o ano que vem é de retomada dos tempos áureos do seminovo devido, principalmente, a consolidação do poder de compra da classe C que vem apresentando um comportamento de consumo cada vez mais amplo e como foca na aquisição de automóveis”.