Vendas das montadoras caíram 4,6%

São Paulo (AE) – As vendas das montadoras caíram pelo segundo mês seguido e encerraram outubro com 137,7 mil unidades, 4,6% menos que em setembro. No resultado acumulado no ano, os negócios com automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus estão 8,8% melhores que em igual período do ano passado e somam 1,372 milhão de veículos. Em novembro e dezembro o setor espera vender cerca de 150 mil veículos novos ao mês.

A maioria das marcas prepara promoções especiais de fim de ano, mas o mês começa com reajuste de preços. Os modelos da General Motors estão em média 1% mais caros. Outras empresas devem promover reajustes nos próximos dias. Se o volume previsto for confirmado, a indústria vai encerrar 2005 com vendas acima de 1,6 milhão de veículos, o melhor resultado dos últimos sete anos e cerca de 5% maior que no exercício passado.

O mês de outubro teve um dia útil a menos que em setembro, fato que, segundo as montadoras, justifica a queda. Na média diária, os dois meses apresentaram números próximos, na casa de 6,8 mil unidades. Na comparação com outubro do ano passado a diferença é de apenas 800 veículos a mais no mês passado. Em setembro, as vendas já haviam caído 4,8% em relação a agosto.

No mês passado, só o segmento de automóveis e comerciais leves vendeu 130,8 mil unidades, queda de 4,3% ante setembro. No ano, as vendas somaram 1.294,5 mil unidades, 9,5% acima do resultado de igual período de 2004.

Nesse segmento, a Fiat lidera o mercado, com 25,1% de participação. A GM está em segundo lugar, com 22,1% e a Volkswagen em terceiro, com 21,6%. A Ford mantém-se no quarto lugar, com 12,1% das vendas. Já no mercado total, incluindo caminhões e ônibus, segmentos em que Fiat e GM não atuam, há alterações no ranking. A Volks fica em segundo lugar, com 22,3% de participação e a GM em terceiro, com 20,9%. A Fiat segue na liderança, com 23,8%.

A disputa está acirrada entre as montadoras de menor porte. A Toyota tem 3,5% do mercado total, seguida por Honda, com 3,4% e Peugeot, com 3,1%. A Renault está em oitavo lugar, com 2,9%. O restante do mercado está dividido entre marcas como Mitsubishi, Nissan, Mercedes-Benz e os importados Volvo e Kia.

Os dados obtidos no mercado automobilístico são preliminares. O balanço completo do setor, incluindo produção e exportação, será divulgado amanhã pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

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