CNDL

Vendas a prazo no País sobem 1,86% durante o mês de outubro

As vendas a prazo no varejo cresceram 1,86% em outubro ante setembro, de acordo com dados divulgados hoje pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A evolução é medida pelo número de consultas ao sistema do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com a entidade, a expansão se deve ao Dia das Crianças, que “foi suficiente para manter a dinâmica comercial”.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento das vendas foi de 5,1%. De acordo com a CNDL, a evolução do mercado de trabalho tem sido crucial para o crescimento do comércio. Apesar do cenário externo negativo e da desaceleração no ritmo de crescimento da economia em 2011, as vendas a prazo acumulam uma expansão de 5,4% entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com igual período de 2010.

Inadimplência

A inadimplência nas vendas a prazo no comércio varejista subiu 5,9% em outubro em relação a setembro, de acordo com dados da CNDL. Na comparação com o mesmo mês de 2010, a inadimplência em outubro aumentou 4,78%. Esse foi o nono mês consecutivo de expansão dos registros na comparação anual.

Para a CNDL, mais empresários registraram os débitos junto ao SPC com a expectativa de que os consumidores quitem suas dívidas para voltarem a consumir no Natal. É uma pressão para que consumidores inadimplentes honrem seus compromissos e voltem a se tornar aptos para a realização de novas compras a prazo no final do ano.

No acumulado do ano, a inadimplência registra aumento de 5,21% ante 2010. Segundo a CNDL, a elevação é reflexo das medidas de aperto monetário tomadas pelo governo na primeira metade do ano.