Venda no varejo na zona do euro cai 1,2% em novembro

As vendas no varejo da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) caíram 1,2% em novembro ante outubro, repetindo o recorde mensal de queda já registrado em outubro de 2008 e outubro de 2001, informou a agência de estatísticas Eurostat. Em relação a novembro do ano passado, as vendas caíram 4,0%, o maior declínio anual em nove meses e o 18º consecutivo em base anual. Economistas esperavam que as vendas aumentassem 0,3% em base mensal e caíssem 1,8% na comparação anual.

A Eurostat revisou os dados de outubro para mostrar aumento de 0,2% ante setembro, de estabilidade na leitura original, e queda de 1,3% na base anual, de recuo de 1,9% na leitura original. As vendas de produtos não alimentícios caíram 1,6% no mês e 4,2% no ano, após aumento de 0,6% em outubro ante setembro e declínio de 0,2% em outubro ante outubro de 2008.

As vendas de alimentos, bebidas e tabaco recuaram 0,4% no mês e 2,9% no ano, o maior declínio anual desde março de 2009. Em outubro, as vendas haviam caído 0,3% e 1,6%, respectivamente. Na União Europeia como um todo (além da zona do euro, mais 11 países-membros que não adotam o euro como moeda), as vendas no varejo diminuíram 0,8% em novembro ante outubro e caíram 2,1% em comparação anual.

Sentimento econômico

Um outro indicador na região foi mais animador. As empresas e os consumidores da zona do euro ficaram mais otimistas sobre as perspectivas no final de 2009, com as empresas de manufatura registrando retomada nas encomendas e queda nos estoques, enquanto os trabalhadores mostraram menos receio de perder o emprego. Pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que o Indicador de Sentimento Econômico subiu para 91,3 em dezembro, de 88,8 em novembro. Economistas esperavam índice de 90,3. Foi o nono mês consecutivo em que o sentimento melhorou.

A melhora da confiança foi mais forte entre as empresas de manufatura, com o índice referente a elas subindo para -16, de -19 em novembro. Prestadores de serviços e varejistas também estão mais otimistas, com o índice subindo para -3, de -4, e para -10, de -11, respectivamente. A confiança do consumidor melhorou para -16, de -17, enquanto o indicador de preocupação com perda de emprego caiu para 46, de 50. Separadamente, o Indicador de Clima Empresarial subiu para -1,22, de -1,53 em novembro. As informações são da Dow Jones.

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