Uruguai opta por padrão europeu na TV digital aberta

O governo uruguaio formalizou a adoção do padrão europeu de TV digital terrestre e móvel (DVB-T/DVB-H), encomendando ao Ministério da Indústria e à Ursec (órgão que regula os serviços de comunicações) a definição de planos técnicos, do cronograma de implantação e do marco regulatório destinado ao novo serviço. O decreto foi assinado ontem pelo presidente Tabaré Vázquez e pelo ministro da Indústria, Jorge Lepra.

Segundo a imprensa uruguaia, a decisão sucede quase um ano de análise, que contemplou, além do sistema europeu de transmissão, o norte-americano (ATSC) e o japonês (ISDB-T), que será usado no Brasil). O decreto do governo uruguaio atenua os esforços da comitiva do Japão que veio ao Brasil recentemente e seguiu pela América Latina para tentar promover o sistema japonês de TV digital na região. Diante da expectativa de que outros países, além do Brasil, adotassem este modelo de transmissão, o grupo asiático, do qual fazia parte o ministro para Assuntos Internos e Comunicações, Yoshihide Suga, estimou que os preços dos conversores cairiam depressa.

Na semana passada, o ministro das Comunicações brasileiro, Hélio Costa, afirmou que o preço dos set-top-boxes deve cair de 40% a 50% até julho de 2008. Na primeira quinzena de setembro, ele assistirá em Brasília à demonstração de um conversor produzido por um grupo indiano-brasileiro que, segundo ele, chegará ao mercado por R$ 200, no início das transmissões em São Paulo, em 2 de dezembro. A caixa virá equipada com o Ginga, software de interatividade desenvolvido no País.

Voltar ao topo