Uruguai critica Mercosul e busca os EUA

Londres (AE) – O ministro do Comércio do Uruguai, Danilo Astori, disse que vai procurar aumentar o comércio de seu país com os Estados Unidos. Ele avaliou que o Mercosul, que comemora seu 15.º aniversário no domingo, está passando seu pior momento da história e criticou a postura do Brasil e Argentina no bloco comercial. ?O governo está de acordo que o Uruguai precisa melhorar suas ligações comerciais com os Estados Unidos?, afirmou Astori, numa entrevista ao jornal Financial Times.

Ele observou, no entanto, que as negociações de um acordo bilateral com os Estados Unidos ainda estão um pouco distantes. Além disso, o Uruguai precisa aprofundar suas relações comerciais também com a China, Índia e União Européia. ?Assim poderemos tirar muito mais vantagem do nosso potencial econômico e comercial?, disse.

Astori disse ?que o sério bilateralismo entre a Argentina e o Brasil está prejudicando os países menores no Mercosul?. Segundo ele, acordos comerciais bilaterais poderiam resolver esses problemas e não são incompatíveis com os princípios do Mercosul. ?O problema do Uruguai é que nós dependemos apenas da boa-vontade do Brasil e Argentina?, disse o ministro. ?E no momento não tenho a impressão que eles estão particularmente entusiasmados com o Mercosul.? Entretanto, ele ressaltou que o ?Uruguai não deverá cometer o erro de abandonar o Mercosul?.

Voltar ao topo