Financiamento

Universidades estaduais terão verbas para pesquisa

Estimular as pesquisas tecnológicas em instituições estaduais de ensino superior. Este é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica para Aporte Financeiro às Universidades Estaduais do Paraná, que foi assinado ontem, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba, pelos ministros do Planejamento e da Ciência e Tecnologia, respectivamente Paulo Bernardo e Sérgio Rezende, e integrantes do governo estadual.

O acordo integra um edital nacional, através do qual as instituições irão poder apresentar projetos de pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia, que serão levados à seleção.

“O governo Federal vai investir R$ 30 milhões no edital, devendo também haver contrapartida dos estados. A intenção é garantir a consolidação e expansão do sistema nacional de ciência e tecnologia, que deve se tornar uma política de estado e ter continuidade de um governo para outro”, disse Rezende.

Segundo o ministro Bernardo, esta é a primeira vez que um edital de pesquisa é aberto exclusivamente às universidades estaduais. “Isto deve valorizar as instituições e fazer com que elas possam concorrer em condições de igualdade com as demais universidades. O Paraná deve ser bastante privilegiado, pois tem grandes instituições”, afirmou. A liberação dos recursos será feita de acordo com as condições previstas em edital a ser publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Laboratório

Em paralelo ao acordo, foi inaugurado o Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Madeira e Móveis do Tecpar, com 350 metros quadrados e integrante do Laboratório de Química Industrial da instituição.

O espaço servirá à verificação da qualidade de madeiras utilizadas na fabricação de móveis e residências no Paraná. Serão realizados ensaios físico-químicos e biológicos em produtos de madeiras, medindo estabilidade, resistência e durabilidade.

“Com o laboratório, testes que eram feitos fora do estado poderão ser realizados dentro do próprio Paraná. Isto irá resultar em redução de custos e melhoria da competitividade das empresas do setor madeireiro”, declarou o diretor do Tecpar, Aldair Rizzi.

Ainda na inauguração do laboratório, foi lançado o livro “Ciência e Tecnologia e o Desenvolvimento – elementos para a construção de políticas de integração das instituições de ensino superior com a sociedade”, pela Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia.