Braços cruzados

Trabalhadores da construção civil iniciam greve

Mais uma rodada de negociações na manhã desta terça-feira (21) terminou sem acordo entre os trabalhadores da construção civil e o sindicato patronal. Uma nova reunião está marcada para as 16h de sexta-feira, na Superintendência Regional do Trabalho. Os trabalhadores estão desde a manhã de hoje (21) concentrados na Praça XIX de Dezembro.

Aproximadamente 35 mil trabalhadores do setor de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) cruzam os braços a partir de hoje. A paralisação é por tempo indeterminado.

As empresas ofereceram reajuste de salário de 7,5%, o que não agrada a categoria. As reivindicações dos trabalhadores são: correção da inflação de 5,44% em relação ao período de maio de 2008 a maio deste ano, reposição salarial de 14%, reajuste de 8% no vale-transporte, cesta básica e contrato de experiência de 30 dias ao invés de 90, como acontece hoje.

Por enquanto, o Sintracon não definiu o que será feito amanhã. “Hoje estamos convocando os trabalhadores a se mobilizar em favor da greve. Vamos nos reunir ainda hoje para definir as ações de amanhã”, explica o secretário de finanças do sindicato, David Pereira de Vasconcelos.

Mais informações na edição desta quarta-feira dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.