Tendência média do juro foi de queda

Apesar de encerrar o ano em tendência de alta, a taxa média de juro de 2004 registrou queda em relação a 2003. No cheque especial, a taxa média anual de juro ficou em 8,02% ao mês, segundo pesquisa divulgada pelo Procon-SP. Essa taxa média é 1,02 ponto percentual inferior à taxa média anual de 2003, que foi de 9,04% ao mês no cheque especial.

Também houve queda na taxa de juro médio do empréstimo pessoal, que foi de 5,29% ao mês neste ano. No ano passado, a taxa média dessa modalidade de crédito era de 5,91% ao mês. Ou seja, de lá pra cá houve uma diminuição de 0,62 ponto percentual na taxa.

O levantamento do Procon-SP envolveu 11 instituições financeiras: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Banco Real, Unibanco e BCN. O BCN foi excluído em março da pesquisa, pois foi incorporado pelo Bradesco. A partir de março, o levantamento passou a envolver dez instituições financeiras.

De acordo com a pesquisa, o comportamento das taxas de juros seguiram o comportamento do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. Em dezembro, por exemplo, a Selic foi elevada para 17,75% ao ano. Foi a quarta alta consecutiva.

A taxa do empréstimo pessoal permaneceu estável em 5,22% em dezembro, após registrar duas altas seguidas. Já a taxa do cheque especial, que estava estável em 7,99%, subiu para 8,06% em dezembro.

Voltar ao topo