Syngenta doa área ao governo do Estado

A multinacional Syngenta Seeds doou uma fazenda experimental para o governo estadual ontem, durante a reunião semanal da Escola de Governo. A fazenda, que tem uma área de aproximadamente 120 hectares e está localizada no município de Santa Tereza do Oeste, vizinha do Parque Nacional do Iguaçu (oeste do Estado), abrigará o novo centro de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que será destinado à produção de sementes.

Durante a assinatura da doação, foi anunciada que será retirada da área a produção de transgênicos, mas que o Estado não dispensa o conhecimento da Syngenta na produção de sementes.

Para o diretor de Assuntos Cooperativos para a América Latina da Syngenta, Valter Brunner, a área será muito útil para o Estado nesse projeto de pesquisas e desenvolvimento. “É um projeto que com certeza vai beneficiar o agricultor e a agricultura do Paraná”, avaliou.

José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, diretor-presidente do Iapar, destacou que a área doada já está preparada para o desenvolvimento de pesquisas. Segundo ele, dentro da propriedade há uma área de cerca de 80 hectares preparada para a produção agrícola.

Conflito

A área, ocupada três vezes por famílias da Via Campesina (a primeira em março de 2006), foi palco do assassinato de Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Keno, em 21 de outubro de 2007, após um confronto entre seguranças da empresa e sem terras. Pelo menos outras seis pessoas ficaram feridas.