Soja convencional do PR atrai comitiva européia

Em seu primeiro compromisso depois da viagem comercial que fez à França, o governador Roberto Requião recebeu para um jantar a comitiva de europeus, formada por 38 pessoas vindas da França, Itália, Espanha e Grécia interessada em conhecer toda a cadeia produtiva da soja pura (não transgênica) estabelecida no Paraná. A visita da comitiva, iniciada na última segunda-feira (17), se encerra hoje, com ótimos resultados comerciais para o Paraná. Os empresários, cooperativistas e sindicalistas europeus estão interessados em adquirir, num primeiro instante, 60 mil de toneladas de soja convencional. E só não compram mais porque falta soja disponível no mercado.

?Eles poderiam comprar até 1 milhão de toneladas. Porém, não será possível, porque nossos produtores vendem para as tradings por antecipação. Eles nem sabem que a soja não transgênica está sendo vendida por um preço muito mais alto no mercado internacional, porque entregam suas safras para as companhias internacionais e ficam sem saber porquanto o produto é revendido?, disse o governador.

?Os consumidores europeus não valorizam os produtos transgênicos, mas sim aqueles de boa qualidade e procedência. Não queremos produtos de procedência transgênica em nossas mesas e isso serve para o início até o fim da cadeia produtiva, porque entendemos que são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente?, destacou Pascale Loget, vice-presidente do Conselho Regional da Bretanha (França) e chefe da delegação em visita ao Paraná. Em sua opinião, o Paraná ao optar pelo plantio da soja pura ou convencional fez ?uma excelente opção econômica. Uma opção de precaução e uma ótima opção de desenvolvimento, sem colocar em risco o meio ambiente?.

Voltar ao topo