Segundo análise da Iedi, decisão do BC americano pode valorizar mais o real

O corte de juros promovido ontem pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) pode ter dois efeitos sobre a economia brasileira, um positivo e outro negativo, segundo análise divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

O lado positivo da ação é tentar evitar uma recessão na economia norte-americana, e isso seria importante para o Brasil porque o desempenho econômico dos Estados Unidos se reflete tanto nas economias avançadas quanto nas emergentes. Mantida a rota de crescimento dos EUA, o Brasil também poderá crescer entre 4,5% e 5% neste ano e no próximo.

Já o efeito "altamente indesejado" para a indústria brasileira será a valorização adicional do real, "a menos que o Banco Central brasileiro não confirme a paralisação do corte da taxa de juros básica com que acenou a última reunião." De qualquer forma, conclui o Iedi, seria melhor isso do que o impacto de uma recessão norte-americana sobre a economia global, além do impacto da instabilidade financeira.

Voltar ao topo