Salário na indústria paranaense supera a média nacional

No Paraná, os trabalhadores do setor industrial tiveram aumento salarial maior que a média nacional no primeiro trimestre do ano, segundo indica a pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento real na folha de pagamento foi de 6,9%, contra alta de de 2,7% registrada no último trimestre do ano passado. Na região Sul do Brasil, a taxa ficou em 5,36%.

Os setores da indústria que mais exibiram ganhos salariais no período no País foram os de Máquinas e equipamentos (de -1,2% para 8,9%) e Borracha e Plástico (de -00,2 para 5,3%).

Com o emprego industrial, a situação não foi diferente. O número de empregados também aumentou no trimestre. A alta foi de 2,9%, melhor resultado entre os estados da região Sul do País e um dos cinco melhores do Brasil.

A taxa do primeiro trimestre de 2008 foi a terceira mais elevada da série do indicador trimestral e mostra que o nível do emprego na indústria permanece em patamar elevado.

Já nos últimos 12 meses, o Paraná aparece como o segundo estado do Brasil que mais gerou vagas na indústria (3,4%) atrás apenas de São Paulo (4,07%).

Em horas pagas, o Paraná superou a média nacional e ficou em segundo lugar entre os estados, com um índice de 3,57%, logo depois de São Paulo (3,67%). Na comparação mensal, entre os meses de março de 2007 e março de 2008, a alta foi de 1,55% e na trimestral de 3,05%.

No Brasil, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria caiu 0,9% em março diante de fevereiro, segundo o IBGE.

Leia mais:

Número de horas pagas na indústria cai 0,9%
Emprego industrial fica estável em março
Exportações registram recorde em abril

Voltar ao topo