Produção de arroz crescerá 8,5% neste ano, aponta IBGE

Brasília – O Brasil terá uma produção de 12 milhões de toneladas de arroz em 2008, crescimento de 8,5% em relação à safra de 2007 que registrou produção de 11 milhões de toneladas de arroz. A estimativa é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, realizada pelo IBGE em janeiro, a previsão de rendimento médio por hectare do arroz (em casca) registrado na safra de 2007, foi de 3,8 mil toneladas. Para 2008, o IBGE espera um rendimento de 4 mil toneladas, aumento de 5,8%.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada com arroz está estimada em 2,96 milhões de hectares, 0,2% (4,6 mil hectares) superior à da safra anterior. De acordo com a pesquisa, o crescimento foi impulsionado pela retomada das áreas que deixaram de ser cultivadas na safra anterior no Rio Grande do Sul, o que compensou a redução de área do arroz de sequeiro.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde predominam os plantios de sequeiro, a área plantada caiu 17,6% e 9,9%, respectivamente. Para a Conab, essa redução aconteceu por causa das áreas que foram ocupadas pelo plantio do milho e da soja, que têm apresentado preços mais remuneradores.

No Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de arroz, houve ampliação na área de plantio de 11,4% (109,1 mil hectares). O crescimento foi impulsionado pela retomada das áreas que deixaram de ser plantadas no ano passado, por causa da escassez de chuvas.

No ano passado, o preço do arroz subiu menos que a inflação. O preço do arroz branco longo fino tipo 1 aumentou 3,49% entre janeiro e dezembro de 2007, segundo pesquisa realizada pelo Sistema de Informações Agroindustriais do Arroz Brasileiro. No mesmo período, a inflação acumulada foi de 4,37%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Voltar ao topo