Prévia da inflação em Curitiba aponta alta

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em Curitiba dos últimos 30 dias, terminados em 15 de janeiro, foi de 0,61%. O resultado é igual ao da primeira prévia de janeiro e mostra que o índice dobrou em relação ao mês de dezembro, quando a taxa foi de 0,30%. A inflação em Curitiba foi calculada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O grupo que apresentou maior influência, assim como na primeira prévia de janeiro, foi o de Despesas Pessoais, com alta de preços da ordem de 3,58%, o que representou uma contribuição em pontos percentuais de 0,58, ou seja, caso este grupo tivesse se mantido estável o índice da 2.ª prévia teria ficado em 0,03%. Na primeira prévia do mês a alta neste grupo foi de 2,88%.

Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, pela ordem da maior para menor contribuição, foram: excursão turística (34,42%), serviços de empregada doméstica (9,97%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,58%), passagem de avião (-15,43%) e serviços de psicólogo e fisioterapeuta (-5,73%).

?O item excursão turística teve aumento nos preços devido ao período de férias, quando há um fluxo maior de pessoas viajando, ou seja, cresce a demanda e, conseqüentemente, os preços?, explicou a coordenadora do Projeto IPC do Ipardes, Maria Luiza de Castro Veloso.

Quanto à alta nos serviços de empregada doméstica, Maria Luiza acrescenta que o resultado ainda reflete o aumento nos gastos com décimo terceiro salário, pago em dezembro.

?Em contrapartida, as passagens aéreas tiveram queda nos preços devido às promoções oferecidas pelas empresas, por força da queda na procura pelo serviço?, apontou Maria Luiza. (AEN)

Voltar ao topo