Presos dois ex-diretores da WorldCom

Nova York

(AE-Dow Jones) – Antigos executivos da gigante norte-americana de telecomunicações WorldCom Inc., Scott Sullivan (ex-diretor financeiro) e David Myers (ex-controlador), que deverão ser acusados de fraude financeira, foram detidos ontem pelo FBI em Manhattan, disse Jim Margolin, porta-voz do FBI. Detalhes das acusações não foram reveladas imediatamente.

O tribunal federal ainda deverá se manifestar sobre o caso. Essas acusações seguem informações de que as autoridades estão de olho nos antigos executivos enquanto investiga alegações de bilhões de dólares em fraudes contábeis na companhia. Sullivan e Myers foram demitidos em junho, após a companhia admitir que inflou o balanço em quase US$ 4 bilhões. Após ser demitido, Sullivan foi acusado pelo auditor da companhia, a Arthur Andersen, de esconder informações cruciais sobre a contabilidade da empresa.

O Departamento de Justiça dos EUA também está considerando tomar medidas mais drásticas com relação à WorldCom. Uma condenação para a empresa de telefonia de longa distância poderia levá-la a sair do negócio. Em junho, a SEC (a CVM nos EUA) citando “impropriedades contábeis de magnitude sem precedentes”, entrou com ação de fraude civil contra a WorldCom. Jorge Arthur Gonzalez, juiz de falências dos EUA, aprovou um financiamento de US$ 2 bilhões para que a WorldCom continue operando enquanto reorganiza suas finanças. Ele também atendeu ao pedido do Departamento de Justiça dos EUA com relação a um examinador independente visando assegurar a contabilidade honesta d o valor da companhia, bem como a investigação de má administração, irregularidades e fraude.

Voltar ao topo