Prazo para pagar IPTU à vista vence hoje

Termina hoje o prazo para pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Curitiba. Quem optar por esta modalidade terá direito a desconto de 8,5% no imposto. O IPTU também poderá ser pago em dez parcelas, com vencimento de 11 a 15 de cada mês, iniciando em fevereiro. Também encerra hoje o prazo para que os contribuintes entrem com pedidos de revisão do valor do imposto ou desconto, nos casos previstos na legislação. Ontem era grande a quantidade de pessoas nos guichês de atendimento da Prefeitura, que pretendiam obter descontos ou conseguir a segunda via do carnê.

De acordo com o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da Prefeitura de Curitiba, João Francisco Busato, a expectativa é que cerca de 28% dos contribuintes paguem o imposto à vista. “No ano passado, cerca de 25% pagaram à vista. A gente pretende aumentar o índice em 3%, baseado na dilação do prazo este ano”, comentou. Em 2003, o prazo para pagamento à vista do imposto terminava do dia 31 de janeiro. Este ano, a Prefeitura fez o lançamento de cerca de R$ 300 milhões em IPTU. A inadimplência histórica é de cerca de 12%.

Local de pagamento

O pagamento do imposto à vista poderá ser feito em qualquer agência da rede bancária conveniada, casas lotéricas ou nos terminais de atendimento automático.

Já quem pretende solicitar revisão ou desconto deverá procurar uma das unidades de atendimento nas Ruas da Cidadania ou a própria Prefeitura. Têm direito à revisão ou desconto os aposentados e pensionistas com mais de 65 anos; expedicionários da 2.ª Guerra Mundial; proprietários de imóveis com valor histórico e cultural ou com área verde e bosques de mata nativa; produtores de hortigranjeiros ou pecuaristas com propriedades com área superior a 10 mil metros quadrados.

Quem não recebeu o carnê pelo Correio poderá retirar uma segunda via do documento na Internet, acessando o site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).

Existem em Curitiba cerca de 526 mil imóveis residenciais e não residenciais. Destes, 54.822 estão incluídos na faixa de isenção do IPTU.

Voltar ao topo